Ata da Reunião Ordinária de agosto de 2007

Ata da Reunião Ordinária de agosto de 2007 do Conselho Deliberativo da Associação de ex-Alunos do Instituto Benjamin Constant (IBC)

Aos onze dias do mês de agosto de 2007 (dois mil e sete), às dez horas e cinco minutos, na sala 145 (cento e quarenta e cinco) do IBC, reuniu-se ordinariamente o Conselho Deliberativo da Associação dos ex-Alunos do IBC com o objetivo de apreciar a seguinte pauta:

  • leitura e discussão das atas das reuniões de maio de 2007
  • leitura e apreciação do relatório trimestral das atividades da Diretoria Executiva
  • leitura e votação do parecer do Conselho Fiscal
  • leitura do balancete referente ao trimestre anterior
  • informes/assuntos gerais

Conselheiros titulares presentes:
Antônio Carlos Rodrigues Torres Hildebrandt ( Presidente do Conselho e da reunião), Luís Carlos do Amaral Braga (secretário do Conselho e da reunião), Dulavim de Oliveira Lima Júnior, Ricardo de Azevedo Soares, Márcio De Oliveira Lacerda, Jansen Azevedo Lima; José Maria Bernardo, Valdenito Pereira De Souza; Hercen Rodrigues Tôrres Hildebrandt.

Conselheiros suplentes presentes:
Luzia Anatildes Paes Muniz, Luiz Alberto Amorim, Paulo Fernando de Souza.

Além dos conselheiros citados, esteve também presente Vitor Alberto da Silva Marques (Presidente da Diretoria Executiva).

Ao início da reunião, o Secretário leu as atas das Reuniões Extraordinária/Ordinária de maio de 2007, as quais foram aprovadas.
Posteriormente foi lido, votado e aprovado o relatório das atividades da Diretoria Executiva no período de maio a julho de 2007.

O Presidente da Diretoria Executiva comunicou que estava disparando um processo de reforma no Estatuto da Associação e que já havia sido criado o Departamento de Ações Educacionais que ficou sob a responsabilid ade de Maria Salete Semitela de Alvarenga. Informou, ainda, que estava sendo avaliada a alternativa de extinguir o Departamento Jurídico ou substituir o seu nome. O conselheiro Hercen e o Presidente da reunião colocaram que, após a reforma do Estatu to, seria desejável que o Conselho se tornasse realmente deliberativo e não apenas consultivo, como é atualmente.

A seguir foi lido e aprovado o parecer do Conselho Fiscal recomendando a aprovação do balancete da Associação relativo ao trimestre de abril a junho de 2007, o qual também foi lido.

No item informes/assuntos gerais: O conselheiro Ricardo anunciou que o Governo Federal começou a distribuir computadores portáteis para os alunos cegos do nível médio. Informou, ainda, que participou da reunião do CONADE, realizada pela primeira vez fora de Brasília, onde conseguiu-se levantar o tema do Livro Acessível. Aproveitou para registrar seu protesto contra a ausência de uma representação da Associação nessa reunião, principalmente pelo fato dela ter acontecido no Rio de Janeiro.
O conselheiro Lacerda imediatamente endossou o protesto. Já o conselheiro Dulavim deu conta de um abaixo-assinado solicitando que o Congresso Nacional homologasse a Convenção da ONU antes de pôr em votação o Projeto de lei que cria o Estatuto da Pessoa com Deficiência.

O conselheiro Valdenito comunicou que o CCBB estava realizando uma mostra de vídeos abordando questões sobre a Pessoa com Deficiência utilizando-se de recursos de audiodescrição.
Os conselheiros Ricardo e Valdenito lembraram que a existência no Rio de muitos imóveis vagos, pertencentes ao patrimônio das três esferas de governo, poderia propiciar a obtenção de um espaço para abrigar a sede da Associação.

O conselheiro Jansen comunicou que não foi aceita pela Presidência do Comitê Brasileiro do ParaPan a proposta de realizar as provas do Parapan simultaneamente com o calendário da competição oficial do Pan Rio 2007.

O Presidente da Reunião lembrou que o Conselho Brasileiro para o Bem-estar dos Cegos e a Associação dos ex-Alunos do (IBC) emitiram um documento em conjunto expressando seu repúdio ao Projeto de lei do Estatuto da Pessoa com Deficiência, que estava em tramitação no Congresso Nacional.

Não havendo mais nenhum assunto pautado, a Reunião encerrou-se às doze horas e cinqüenta minutos.
Para constar, eu, Luís Carlos do Amaral Braga (secretário) lavrei a presente ata que, depois de lida e aprovada, será assinada por mim e pelo presidente.