Ata da Reunião Ordinária de fevereiro de 2009

Ata da Reunião Ordinária de fevereiro de 2009 do Conselho Deliberativo da Associação dos ex-Alunos do Instituto Benjamin Constant (IBC)

Aos 7 dias do mês de março de 2009 (dois mil e nove), às dez horas e dez minutos, na sala 24 (vinte e quatro ) do IBC, sob a presidência de Hercen Rodrigues Torres Hildebrandt, reuniu-se ordinariamente o Conselho Deliberativo da Associação dos ex-Alunos do IBC com o objetivo de apreciar a seguinte pauta:

  • leitura e discussão da ata da reunião de novembro de 2008
  • leitura do parecer do Conselho Fiscal
  • leitura do balancete referente ao trimestre anterior
  • assuntos gerais

Conselheiros titulares presentes:
Antônio Carlos Rodrigues Torres Hildebrandt, Luís Carlos do Amaral Braga, Dulavim de Oliveira Lima Júnior, Ricardo de Azevedo Soares, José Maria Bernardo, Antonio Amaral Mendes Sobrinho, Valdenito Pereira de Souza, Hercen Rodrigues Torres Hildebrandt.
Conselheira suplente presente: Luzia Anatildes Paez Muniz.

Além dos conselheiros citados, estiveram presentes Vitor Alberto da Silva Marques (Presidente da Associação) e Baltazar Rodrigues da Silva (Primeiro tesoureiro).

Ao início da reunião, o secretário leu a ata da Reunião Ordinária de novembro de 2008, a qual foi aprovada, sendo que a propósito da cobrança feita na ata ao Conselho Fiscal sobre o parecer relativo ao balancete de julho/setembro, o ex-Presidente do Conselho Deliberativo Antônio Carlos admitiu que, na época, não o tinha encontrado no seu microcomputador, em função de uma pane nesse equipamento.
Posteriormente foi lido o parecer do Conselho Fiscal a cerca do balancete da Associação relativo ao trimestre de outubro a dezembro de 2008. O balancete também foi lido. O Presidente da Reunião agradeceu ao Conselho Fiscal o envio do parecer, o que pelo novo Estatuto não é mais obrigatório.
cumprimentou a Diretoria Executiva pelo fato de estar deixando um saldo de 18 mil reais para a futura gestão da Associação.

Em Assuntos Gerais, o Presidente Vitor fez um balanço da sua gestão, anunciou que convocou para 21 de março a reunião ordinária da Assembléia Geral e comunicou que iria sugerir um calendário à comissão eleitoral.
Juntamente com o tesoureiro, deu conta da existência de uma lista para a inscrição de novos associados, vinte dos quais postulavam isenção da contribuição mensal. A diretoria considerou que não havia tempo hábil para avaliar cada pedido de isenção, uma vez que a lista fora apresentada em 19 de fevereiro, prazo final para a inscrição dos novos associados aptos a participarem do processo eleitoral da Associação em 2009.
Houve várias colocações no plenário reconhecendo a dificuldade da Diretoria. Por fim foi aprovada a posição do conselheiro Antônio Carlos segundo a qual a isenção da co ntribuição pecuniária é um ato administrativo da competência da Diretoria Executiva, que, a seguir, deve submetê-lo à aprovação ou rejeição do conselho deliberativo. Foi aprovada a proposta do conselheiro Ricardo sugerindo que a futura Diretoria da Associação celebre parcerias com o Conselho Brasileiro para o Bem-estar dos Cegos, De acordo com o inciso IX do Art. 53 do Estatuto da Associação. Houve uma única abstenção, a do conselheiro Valdenito.
O conselheiro Antônio Carlos comunicou que na Segunda Conferência Nacional sobre a Pessoa com Deficiência, realizada em dezembro de 2008 em Brasília, foi aprovado o direito das crianças à uma educação Inclusiva de qualidade, sem prejuízo da manutenção das Escolas Especializadas para os casos mais severos; comentou que foi a única forma de se fazer menção às escolas Especializadas. O secretário informou que providenciou o cumprimento das decisões aprovadas na reunião anterior, sendo que o Presidente e o ex-Presidente do Conselho confirmaram que cabe à Presidência do Conselho o encaminhamento dos ofícios.

Não havendo mais nenhum assunto pautado, a Reunião encerrou-se às doze horas e vinte minutos.
Para constar, eu, Luís Carlos do Amaral Braga (secretário) lavrei a presente ata que, depois de lida e aprovada, será assinada por mim e pelo presidente.