Ata da Reunião Ordinária de maio de 2009

Ata da Reunião Ordinária de maio de 2009 do Conselho Deliberativo da Associação dos ex-Alunos do Instituto Benjamin Constant (IBC)

Aos dezesseis dias do mês de maio de 2009 (dois mil e nove), às nove horas e quarenta e cinco minutos, na sala 145 (cento e quarenta e cinco) do IBC, sob a presidência de Vitor Alberto da Silva Marques, reuniu-se, ordinariamente, o Conselho Deliberativo da Associação dos ex-Alunos do IBC com o objetivo de apreciar a seguinte pauta:

  • leitura e discussão da ata da reunião extraordinária de maio de 2009
  • palavra da nova Diretoria Executiva
  • definição do cronograma de trabalho do novo Conselho Deliberativo para o período maio/2009 a abril/2010
  • informes e assuntos gerais

Conselheiros titulares presentes
Vitor Alberto da Silva Marques, Luís Carlos do Amaral Braga, Valdenito Pereira De Souza, Jansen Azevedo Lima, Antonio Amaral Mendes Sobrinho, Antônio Carlos Rodrigues Torres Hildebrandt, José Maria Bernardo, Leniro Alves, Jorge Luiz Hollanda da Rocha.

Conselheiros suplentes presentes:
Jorge Gonçalves da Silva, José da Silva Galdino.

Além dos conselheiros citados, esteve presente Hercen Rodrigues Torres Hildebrandt (Presidente da Associação).

Inicialmente, o secretário leu a ata da Reunião EXTRAORDINÁRIA de maio de 2009, a qual foi aprovada. A seguir o presidente Hercen solicitou que o Conselho Deliberativo agilizasse a elaboração do Regimento Interno da Associação, objetivando a regulamentação do Art. 3º do Estatuto, criando critérios para o processo de inclusão/exclusão de associados e impondo aos inadimplentes a obrigatoriedade da confirmação de seus dados.
Informou, também, que havia orientado a tesouraria para obter, por escrito, a confirmação do pedido de desligamento de cada um dos nove nomes constantes numa lista que fora apresentada pelo associado Gilson Gonçalves Josefino.
Anunciou que, durante a sua gestão, tinha esperanças de adquirir, uma sala para servir de sede da Associação; que promoveria uma aproximação com Associações de ex-alunos de escolas especializadas para cegos; que estava examinando a viabilidade de firmar um convênio com o Supletivo Estadual, de acordo com a sugestão feita pela Presidente do Conselho Fiscal Aparecida Pereira Leite; que a comemoração dos 49 anos da Associação seria nas dependências do IBC na noite de 19 de junho.
Comunicou, finalmente, que havia nomeado os conselheiros Márcio Lacerda, Antonio Amaral e Antônio Hildebrandt para diretores respectivamente, dos departamentos: Jurídico, Patrimônio e Ação Político-Educacional.
O conselheiro Valdenito lembrou que em decorrência do licenciamento dos três conselheiros titulares acima referidos, assumiriam a titularidade no Conselho Deliberativo os atuais suplentes:
Jorge Gonçalves da Silva, José Walter de Figueredo e João Batista Alvarenga.
No item Definição do cronograma de trabalho, o plenário elegeu uma comissão integrada pelos conselheiros: Jansen, Antônio Carlos e Vitor com o objetivo de elaborar e apresentar, na Reunião de agosto, o novo Regimento Interno da Associação.
O plenário também se pronunciou a favor da manutenção do segundo sábado do mês como dia da realização das Reuniões Ordinárias.
O presidente Vitor também solicitou que, na Reunião de agosto, os conselheiros trouxessem nomes para serem incluídos numa lista de pessoas que a Associação pretende homenagear no fim do ano.
Em Informes e Assuntos gerais, o conselheiro Valdenito informou que por um custo de 112 reais o domínio da Associação na INTERNET havia sido trocado para exaluibc.
O conselheiro Antônio Carlos avisou que o CEPDE estava promovendo reuniões abertas ao público, visando a sua reformulação. Informou, ainda, que um grupo criado pelo Conselho Brasileiro para o Bem-estar dos Cegos havia encaminhado um documento ao Presidente do TJ solicitando uma audiência para tentar reverter a norma baixada pela Corregedoria do próprio TJ segundo a qual os cartórios teriam de exigir a presença de duas testemunhas no ato da abertura de firmas de PESSOAS CEGAS e que essas firmas só poderiam ser reconhecidas por Autenticação.
O presidente Vitor pediu que o plenário pensasse sobre a validade da possível filiação da Associação à ONCB.
O conselheiro Jansen, imediatamente, se pronunciou contra. Neste momento o presidente interrompeu a reunião por motivo de força maior. Não havendo mais nenhum assunto pautado, a reunião encerrou-se às doze horas e quarenta minutos.
Para constar, eu, Luís Carlos do Amaral Braga (Secretário) lavrei a presente ata que, depois de lida e aprovada, será assinada por mim e pelo Presidente.