O deficiente visual e o mercado de trabalho

Estudo Profissiográfico: Ocupações compatíveis com o desempenho de deficientes visuais
(PROFISSÕES, CONDIÇÃO VISUAL, PRÉ-REQUISITOS, E SÍNTESE DAS ATRIBUIÇÕES)

1.Advogado(cego e/ou visão subnormal); Curso superior completo; Cursos específicos de acordo com a área de atuação; Usuário de microcomputador, Domínio de um sistema de comunicação sonora com o microcomputador; Emite pareceres sobre aspectos jurídicos; Exerce advocacia preventiva e corretiva; Realiza estudos especializados sobre temas e problemas jurídicos relevantes.

2.Afinador de Piano(cego e/ou visão subnormal); Ensino fundamental; Curso de Afinação de Piano; Habilidade manual , musicalidade, percepção auditiva e persistência; Afina o piano numa seqüência padrão; Realiza pequenos consertos e regulagens, Cuida da limpeza, lubrificação e troca de cordas e peças.

3.Analista de Sistemas(cego e/ou visão subnormal); Curso superior completo na área de ciências exatas; Treinamento em linguagem de computação; Experiência em operação de computadores; Domínio de um programa de sintetizador de voz; Define e programa sistemas; Analisa a performance dos sistemas; Avalia o ambiente do usuário; Soluciona os problemas apresentados; Supervisiona o trabalho dos programadores.

4.Técnico de Comunicação Social(cego e/ou visão subnormal); Curso superior completo; Cursos específicos de acordo com a área de atuação; Usuário de microcomputador; O cego deverá dominar um sistema de comunicação sonora com o microcomputador; Planeja, coordena e acompanha programa de relações públicas; Redige, adapta, comenta, interpreta matéria a ser divulgada e realiza sondagem de opinião pública.

5.Programador(cego e visão subnormal); Curso Médio completo; Treinamento em uma linguagem de programação; Experiência em operação de computadores através de sintetizador de voz; cego e visão subnormal; Cria programas de computador; Realiza manutenção de sistemas de computação; Presta apoio ao usuário; Elabora manuais.

6.Operador de Telemarketing(cego e visão subnormal); Ensino Médio completo; Objetividade, iniciativa, boa fluência verbal e força de argumentação; Noções básicas no uso do microcomputador; O cego deverá dominar um sistema sonoro de comunicação com o microcomputador; Promove vendas (televendas); Presta apoio na venda de um produto ou serviço e incrementa a produtividade da venda; Pesquisa mercado, opinião pública e testa novos produtos, promoções, mensagens, idéias etc; Mantém o arquivo do cliente ou do mercado atualizado; Atende e orienta clientes em suas necessidades e reclamações.

7.Orientador Educacional(cego e visão subnormal); Curso superior completo; Cursos específicos de acordo com a área de atuação; Usuário de microcomputador; O cego deverá dominar um sistema sonoro de comunicação com o microcomputador; Planeja, implementa e avalia o desenvolvimento da orientação vocacional no contexto escolar; Detecta problemas de ordem bio-psico-pedagógico, estabelecendo alternativas educacionais para o aperfeiçoamento da ação educativa; Presta orientação educacional individualmente e em grupo.

8.Pedagogo(cego e visão subnormal); Curso superior completo; Cursos específicos de acordo com a área de atuação; Usuário de microcomputador; O cego deverá dominar um sistema sonoro de comunicação com o microcomputador; cego e visão subnormal; Estuda, pesquisa, interpreta, controla, analisa e coordena atividades pedagógicas.

9.Professor(cego e visão subnormal); Curso superior completo (atuação a partir da 5a. série); Curso normal (atuação até a 4a. série; Cursos específicos de acordo com a área de atuação; Usuário de microcomputador; O cego deverá dominar um sistema de comunicação sonora com o microcomputador; cego e visão subnormal; Planeja, coordena, executa e avalia atividades relacionadas ao processo ensino-aprendizagem, visando a formação integral do educando.

10.Psicólogo(cego e/ouvisão subnormal); Curso superior completo; Cursos específicos de acordo com a área de atuação; Usuário de microcomputador; O cego deverá dominar um sistema de comunicação sonora com o microcomputador; cego e Planeja, coordena, acompanha e efetua estudos atinentes ao campo da Psicologia; Elabora e adapta testes, provas objetivas, inventários e outros instrumentos de medidas psicológicas; Realiza avaliação objetivando o diagnóstico, prognóstico e o tratamento do indivíduo.

11.Recuperador de Crédito(cego e/ou visão subnormal); Ensino fundamental completo; Curso de Técnica de Cobrança; Boa fluência verbal, iniciativa e força de argumentação; Realiza investigação cadastral dos clientes devedores; Executa cobrança através de visitas locais ou por telefone.

12.Sociólogo(cego e/ou visão subnormal); Curso superior completo; Cursos específicos de acordo com a área de atuação; Usuário de microcomputador; O cego deverá dominar um sistema sonoro de comunicação com o microcomputador; Planeja, coordena, acompanha, analisa e efetua estudos atinentes ao campo da sociologia; Desenvolve programas de pesquisa e assessoramento na área social.

13.Técnico de Câmara Escura(cego e/ou visão subnormal); Ensino fundamental completo; Curso de Câmara Escura; Prepara filmes a serem utilizados pelos técnicos de radiologia; Revela filmes através de químicas apropriadas ou de processadora.

14.Telefonista(cego e visão subnormal); Ensino fundamental ; Curso de Operação de Mesa Telefônica; Boa fluência verbal e memória auditiva; Opera mesa telefônica; Recebe e providencia ligações urbanas, interurbanas e internacionais; Atende chamados telefônicos transferindo-os para diversos setores da Empresa.

15.Vendedores(cego e visão subnormal); Ensino médio ; Curso de Técnica de Vendas; Boa fluência verbal, força de argumentação, objetividade e facilidade para lidar com o público; Realiza vendas passivas e ativas; Estabelece contatos pessoais ou por telefone com clientes e fornecedores.

16.Fisioterapeuta(cego e/ou visão subnormal); Curso superior completo; Cursos específicos de acordo com a área de atuação; Executa métodos e técnicas fisioterápicas com a finalidade de restaurar, desenvolver e conservar a capacidade física do paciente.

17.Intérprete(cego e/ou visão subnormal); Ensino médio ; Curso de Língua Estrangeira; Desembaraço para o contato social; Serve de intérprete a visitantes estrangeiros (gerentes, técnicos, professores etc.) em convenções ou entrevistas.

18.Musico / Instrumentista (pianista, violonista e percussionista)- (cego e/ou visão subnormal); Ensino fundamental; Embasamento teórico e domínio do instrumento que pretende executar; Cursos livres de acordo com a área de atuação; Boa acuidade auditiva; Pianista e violonista – desenvolve harmonia funcional do trecho musical; Percussionista – executa com precisão os tempos do compasso.

19.Musico/Regente e Arranjador(cego e/ou visão subnormal); Curso superior completo; Cursos específicos de acordo com a área de atuação; Boa acuidade auditiva e domínio de algum instrumento de harmonia; Cria arranjos musicais; Rege pequenos conjuntos (de pessoas cegas e videntes); Rege corais constituídos por pessoas deficientes visuais.

20.Musicoterapeuta(cego e visão subnormal); Curso superior completo; Cursos específicos de acordo com a área de atuação; Usuário de microcomputador; O cego deverá dominar um sistema de comunicação sonora com o microcomputador; Planeja, coordena, acompanha, analisa e efetua estudos atinentes ao campo da musicoterapia; Realiza avaliação diagnóstica do indivíduo; Realiza sessões terapêuticas.

21.Ascensorista(cego e visão subnormal); Ensino fundamental; Curso de Ascensorista; Habilidade para lidar com o público; Opera o elevador no transporte de pessoas e cargas; Indica, quando consultado, a localização de pessoas e setores da Companhia.

22.Assistente Social(cego e/ou visão subnormal); Curso superior completo; Cursos específicos de acordo com a área de atuação; Usuário de microcomputador; O cego deverá dominar um sistema de comunicação sonora com o microcomputador; Realiza estudos, analisa e intervem em problemas grupais e/ou individuais em seus aspectos sociais; Administra recursos de natureza social; Planeja e desenvolve problemas de assessoramento à Administração.

23.Massagista(cego e/ou visão subnormal); Ensino fundamental completo; Curso de Massagem; Cursos específicos de acordo com a área de atuação; Aplica técnica específica de massagem estética, terapêutica e desportiva, observando orientação médica.

24.Auxiliar de Almoxarifado(visão subnormal); Ensino fundamental; Curso de Auxiliar de Almoxarife; Capacidade de organização; Noções básicas no uso do microcomputador; Executa tarefas auxiliares de recebimento, armazenamento, controle e expedição de materiais diversos.

25.Auxiliar de Pessoal(visão subnormal); Ensino fundamental; Curso de Auxiliar de Departamento Pessoal; Capacidade de organização; Noções básicas no uso do microcomputador.

26.Bibliotecário(visão subnormal); Curso superior completo; Cursos específicos de acordo com a área de atuação; Capacidade de organização; Usuário de microcomputador; Planeja, organiza, programa e /ou organiza trabalhos de biblioteconomia (registro, classificação e catalogação); Seleciona livros e publicações.

27. OFFICE Boy(visão subnormal); Ensino fundamental; Iniciativa e dinamismo; Efetua mandados internos e externos; Colabora nas atividades de protocolo, expedição, reprodução e transporte de expediente (para ocupar este cargo não é necessário ter atingido a maioridade).

28.Comprador Júnior(visão subnormal); Ensino médio; Desembaraço para o contato social e capacidade de argumentação; Noções básicas no uso do microcomputador; Mantém contato com fornecedores; Auxilia na apuração de propostas, no controle de material e no cadastramento dos fornecedores.

29.Corretor de Imóveis(visão subnormal); Ensino médio; Curso de Transações Imobiliárias; Boa fluência verbal, força de argumentação e habilidade para lidar com o público; Recebe pessoas interessadas na compra e/ou venda de imóveis; Acompanha os interessados nas visitas ao local do imóvel; Pode tratar da documentação referente à transação imobiliária.

30.Economista(visão subnormal); Curso superior completo; Cursos específicos de acordo com a área de atuação; Capacidade de organização; Usuário de microcomputador; Planeja, coordena, acompanha, analisa e efetua estudos econômicos financeiros; Desenvolve programas de assessoria econômica para a Administração.

31.Embalador(cego e/ou visão subnormal); Ensino fundamental; Habilidade manual; Acondiciona produtos diversos a fim de assegurar uma embalagem adequada para seu transporte; Confecciona embalagens de papelão e/ou outros tipos de materiais.

32.Escriturário(visão subnormal); Ensino médio; Curso de Iniciação de Serviços de Escritório e outros específicos de acordo com a área de atuação; Noções básicas no uso do microcomputador; Executa tarefas diversificadas de escritório; O desempenho da função pode ser em área administrativa ou de apoio operacional.

33.Estoquista(visão subnormal); Ensino médio; Curso de Técnicas de Estoque; Capacidade de organização; Controla a entrada de saída de materiais estocados; Pode efetuar compras.

34.Analista de Cargos e Salários Júnior(cego e visão subnormal); Curso Superior; Curso na área de custos; Usuário de microcomputador; Analisa o desempenho do funcionário e sua respectiva retribuição salarial.

35.Fitotecário(visão subnormal); Ensino fundamental; Capacidade de organização e conhecimentos pertinentes às atividades desenvolvidas; Arquiva, mantém, atualiza, controla e distribui estoque de discos e fitas magnéticas.

36.Garçom(visão subnormal); Ensino fundamental; Curso de Cozinheiro; Habilidade para lidar com o público; Ornamenta mesas, serve refeições, limpa e arruma refeitórios, auxilia nos trabalhos de copa e cozinha.

37.Inspetor de Alunos(visão subnormal); Ensino médio; Habilidade para lidar com crianças e adolescentes; Zela pelo cumprimento das normas disciplinares vigentes na Escola e anota ocorrências diárias; Controla a saída e o regresso dos alunos; Orienta a movimentação e acompanha a freqüência dos alunos nas atividades escolares; Zela pela higiene pessoal do aluno, orientando-o sempre que necessário.

38.Analista de Custos(visão subnormal); Curso superior; Curso na área de custos; Facilidade para cálculos; Usuário de microcomputador; Calcula o custo final do produto através do gasto de matéria prima, da mão-de-obra e do tempo utilizado.

39.Almoxarife(visão subnormal); Ensino fundamental; Curso de Almoxarife; Capacidade de organização; Noções básicas no uso do microcomputador; Recebe, confere e despacha requisições de materiais; Supervisiona diretamente os auxiliares de almoxarifado.

40.Mensageiro (hotel)(visão subnormal); Ensino fundamental; Iniciativa e habilidade para lidar com o público; Carrega as malas dos hospedes, acompanhando-os até o quarto a ser ocupado e informa quanto ao uso dos aparelhos; Atende as solicitações dos hospedes (compra de jornais, revistas, remédios etc.); Recolhe as malas até a portaria.

41.Analista Financeiro(visão subnormal); Curso superior; Cursos específicos de acordo com a área de atuação; Usuário de microcomputador; Planeja, coordena, acompanha, analisa e efetua estudos e previsões de natureza financeira; Desenvolve programas de assessoria financeira para a Administração.

42.Arquivista(visão subnormal); Ensino fundamental; Capacidade de organização; Arquiva e controla documentação e correspondência em pastas próprias de acordo com a sistemática adotada pela Empresa.

43.Nutricionista(visão subnormal); Curso superior; Cursos específicos de acordo com a área de atuação; Usuário de microcomputador; Planeja, organiza, programa e elabora cardápios; Controla estoque de gêneros alimentícios e fiscaliza a qualidade das refeições.

44.Operador de Máquinas Copiadoras(visão subnormal); Ensino fundamental; Curso de Operador de Equipamentos Xerox; Opera máquinas copiadoras e duplicadoras, eventualmente plastificadora, grampeadora e furadora de papel.

45.Panfletista(visão subnormal); Ensino fundamental; Distribui folhetos, prospectos etc. em prédios residenciais, comerciais e pontos estratégicos pré-determinados.;

46.Porteiro(visão subnormal); Ensino fundamental; Curso de Porteiro; Cortesia e iniciativa; Atende e encaminha todas as pessoas estranhas ao quadro da empresa ou do edifício; Anota e transmite recados; Recebe e distribui correspondências.

47.Recepcionista(visão subnormal): Ensino fundamental; Curso de Recepcionista; Facilidade para lidar com o público e boa apresentação; Recepciona pessoas que se dirigem à Empresa indicando a quem as mesmas devem dirigir-se; Atende a solicitações internas diversas.

48.Recreadora(visão subnormal); Curso Normal e Adicional; Desembaraço para o contato social; Promove atividades lúdicas para adultos e crianças em escolas, hospitais, clínicas e festas.

49.Técnico de Administração(visão subnormal); Curso superior; Cursos específicos de acordo com área de atuação; Usuário de microcomputador; Planeja, coordena, acompanha, analisa e efetua estudos atinentes ao campo da Administração; Elabora manuais de procedimentos e rotinas de trabalho; Realiza auditoria em assuntos ligados à sua especialização.

50.Telefonista Recepcionista(visão subnormal); Ensino fundamental; Curso de Operação de mesa telefônica; Boa fluência verbal, memória auditiva e habilidade para lidar com o público; Atende ao público; Recebe e providencia ligações urbanas, interurbanas e internacionais; Atende chamados telefônicos transferindo-os para diversos setores da Empresa.

51.Terapeuta Ocupacional(visão subnormal); Curso Superior; Cursos específicos de acordo com a área de atuação; Orienta atividades criativas, lúdicas, educacionais, pré-vocacionais e industriais, objetivando a restauração de uma função física; Pode integrar equipes médicas de reabilitação profissional, pedagógica e outras.

52.Tradutor(visão subnormal); Curso médio; Curso de Língua Estrangeira; Capacidade de concentração; Usuário de microcomputador; Traduz e efetua revisão de traduções, publicações ou correspondência de língua estrangeira.

Profissões Autônomas Compatíveis com o Desempenho das Pessoas Cegas e de Visão Subnormal.

ÁREA RURAL:

Apicultor, caprinocultor, floricultor, granjeiro, horticultor, hortigranjeiro, minhocultor, ovinocultor, ranicultor, suinocultor, truticultor, vinicultor.

ÁREA ARTESANAL:

Produção e confecção de: perfumes, produtos de higiene e limpeza, botões forrados, ilhóes, plantas e flores desidratadas, papel, macramê, tricô, tapetes, sachê, bonecas e bichos de lã, ráfia e tecido, bijuterias e caixas decorativas.

ÁREA DE PRODUTOS CASEIROS:

Produção de: bombons, doces, balas, compotas, geléias, salgadinhos, sanduíches, tortas, biscoitos, massas, pães, refeições, sorvetes, queijos e licores.

ÁREA INDUSTRIAL:

Produção de: sacolas, chinelos personaliza-dos, fraldas e absorventes descartáveis, quentinhas, velas e tijolos.

ÁREA COMERCIAL:

Representante de vendas, vendedor ambulante, chaveiro, sapateiro.

Algumas das instituições que oferecem cursos de habilitação e qualificação profissional (por área de atuação):

1.SEBRAE ( SEBRAE – AGENCIA DE APOIO AO EMPREENDEDOR E O PEQUENO EMPRESÁRIO)
2. SENAC ( serviço nacional de aprendizatgem comercial)
3.SENAI ( serviço nacional de aprendizagem industrial)
4. IBDD ( INSTITUTO BRASILEIRO DOS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA)
5. Instituto Benjamin Constant(RJ)
6. Fundação Getúlio Vargas.
7. Sociedade Nacional de Agricultura.
8. FUNDAÇÃO LARAMARA(SP)
— Fonte: Estudo Profissiográfico(Instituto Benjamin Constant / 1996)

PS. Este estudo está aberto a sugestões e implementações, quaisquer contribuição será avaliada.