HOB é o único centro de referência em catarata e refração da América Latina

Brasília, 26/7/07

O Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB) foi comunicado pela Advanced Medical Optics (AMO) que, a partir de agora, integra a seleta relação de 12 centros de referência mundial para estudos de oftalmologia nas áreas de cirurgias de catarata e refrativa.
Os centros são selecionados pelo critério de infra-estrutura e volume de procedimentos de acordo com a organização norte-americana que é líder em desenvolvimento de inovações tecnológicas para tratamento e otimização da qualidade de visão das pessoas independente da idade.
No início deste ano, a AMO destacou o oftalmologista brasiliense Leonardo Akaishi como o “Número Um” do mundo em volume de implantes de lentes multifocais para o tratamento da catarata.
Em menos de dois anos, Akaishi já realizou mais de dois mil implantes com multifocal e é o médico com mais experiência nesta prática atualmente.
As pesquisas e observações de Akaishi levaram a AMO a desenvolver uma nova estrutura de lente intra-ocular. Esse novo recurso já está em fase de conclusão para ser lançado mundialmente.
Os resultados originados nessa parceria científica, com possibilidades de servirem de espelho para todos os países é, segundo os dirigentes da AMO, o objetivo de se estabelecer centros de referência.
Representada em 24 países com escritórios e instalações industriais, a AMO atua com seus serviços em cerca de 60 países.
Responsabilidade – Para o HOB é uma distinção revestida de grande responsabilidade integrar a relação de referência dos estudos da AMO, “principalmente porque somos a única organização oftalmológica brasileira deste grupo seleto”, declara o diretor do hospital, oftalmologista Canrobert Oliveira.
Especializado em cirurgia refrativa, Canrobert será líder do projeto de pesquisa na área refrativa que o HOB inicia agora, com a implantação do excimer laser Visx S4 IR, o qual permite o nível mais alto de personalização de cirurgia de correção de miopia, astigmatismo e hipermetropia já alcançado.
Mário Jampaulo, oftalmologista do HOB que retornou este mês, após período de um ano de estudos na Universidade da Califórnia, também está no projeto e acredita que podem ser alcançados grandes avanços em qualidade de visão com a utilização dos novos recursos tecnológicos disponíveis.
Na ponta – De acordo com a AMO, o HOB é a única instituição oftalmológica de referência do Brasil e da América Latina.
Os demais centros estão distribuídos da seguinte forma, seis nos Estados Unidos, três na Europa e um no Japão.
Os resultados das pesquisas realizadas pelos centros de referência são apresentados à comunidade científica nos congressos de oftalmologia e outros eventos dessa natureza.
A AMO tem se destacado pelo pioneirismo no desenvolvimento de equipamentos de precisão e recursos científicos para melhorar a visão das pessoas.
É, por exemplo, a organização que desenvolveu a primeira lente intra-ocular multifocal aprovada para distribuição pelo Federal Drug Administration (F.D.A) nos Estados Unidos.
Essas lentes quando implantadas no tratamento de catarata melhoram a visão do paciente para longe e perto. As lentes intra-oculares monofocais, tradicionalmente utilizadas antes das multifocais tornavam boa a visão apenas para longe.

Fonte: HOB( Hospital Oftalmológico de Brasília)
Site: http://www.hobr.com.br
E-mail: atfdf@uol.com.br