Óculos de sol para enfrentar o verão e a radiação

Brasília, 20/12/07

Amanhã (21) começa o verão. Também chega a hora de aumentar os cuidados com o impacto dos raios ultravioleta sobre o corpo. Além da atenção com a pele, cabelos e alimentação é importante lembrar que a luminosidade dos dias
ensolarados de verão exige proteção também aos olhos.
A escolha de bons óculos escuros providos de filtro UVA e UVB são mais que acessórios, “são protetores dos olhos e da qualidade da visão”, alerta o oftalmologista Canrobert Oliveira, do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB).

Até pouco tempo, os alertas sobre o excesso de exposição à radiação solar eram feitos em termos de tempo de exposição segura sob o sol, para cada tipo de pele.
No entanto, os estudiosos perceberam que essa informação levava a interpretações errôneas e a Organização Mundial da Saúde (OMS) vem buscando popularizar a escala para que as pessoas se conscientizem sobre os efeitos nocivos do excesso de exposição além da pele.
O Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) disponibiliza no site http://satelite.cptec.inpe.b/uv/ a previsão, atualizada a cada 30minutos, em
uma escala de radiação de raios ultravioleta sobre as regiões e cidades brasileiras.

Com estas informações é possível avaliar o grau de proteção necessário para cada dia.
De acordo com as recomendações da OMS, os valores da escala devem ser agrupados em categorias de intensidade da radiação:
– menor do que 2 = baixo
– entre 3 e 5 = moderado
– entre 6 e 7 = alto
– entre 8 e 10 = muito alto
– maior do que 11 = extremo

Proteção – Quando o índice for menor do que 2, de acordo com a orientação do site, nenhuma precaução será necessária e o indivíduo poderá permanecer ao sol o tempo desejado.
A faixa entre 3 e 7 requer precauções como procurar um local à sombra, principalmente em horário próximo ao meio-dia, e usar boné e protetor solar.
Quando o índice for superior a 8, as medidas de proteção deverão ser extremas, como evitar o sol ao meio-dia, permanecer na sombra, usar camiseta, boné, óculos de sol com proteção UVB e protetor solar.
Os danos causados pela exposição à radiação ultravioleta vão desde a já conhecida queimadura da pele, às fotoalergias, além do envelhecimento precoce da pele, podendo chegar ao câncer de pele, à catarata e à cegueira.
Olhos – Em razão desses alertas, Canrobert Oliveira explica o porquê dos cuidados necessários com a qualidade dos óculos escuros.
“Quando usamos óculos escuros a pupila abre-se e maior quantidade de luz penetra em nossos olhos.
Se as lentes escuras são desprovidas de filtro UVA e UVB, os neurônios da mácula – área da retina responsável pela visão central – sofrem danos irreversíveis.
Hoje, 25% da população com mais de 75 anos de idade apresentam algum grau de degeneração macular, há casos que chegam à cegueira da visão central”.
Entre os problemas visuais que podem surgir ou ser acelerados por falta de proteção aos olhos diante da intensidade da luz e do nível de radiação, Canrobert enumera a catarata precoce, o pterígio e a lesão da mácula, na retina, além dos já detectados pela OMS.

– A catarata precoce caracteriza-se pela opacificação do cristalino (lente natural do olho) antes dos 40 anos de idade. O único tratamento existente é a cirurgia de substituição do cristalino por uma lente intra-ocular.
– O pterígio aparece fisicamente como um tecido que se desenvolve sobre a córnea tornando a visão borrada e deixando o paciente com a sensação permanente da existência de um corpo estranho nos olhos. Está diretamente relacionado à exposição dos olhos aos raios solares.
– A lesão da mácula nesses casos pode ser conseqüência de uma queimadura pela exposição em ambiente extremamente claro. A mácula é a parte mais sensível da retina, é onde se forma a visão central, responsável pela percepção do detalhe.

Canrobert aconselha ao consumidor que sempre solicite à ótica, onde adquirir óculos escuros, o documento de comprovação de que aquelas lentes têm os filtros UVA e UVB.

Mais informações

Assessoria de Comunicação do HOB

Contatos: Teresa Cristina Machado
Tels.: (61) 3225 14 52 / 9983 9395