Ata da Reunião Ordinária de fevereiro de 2008

Ata da Reunião Ordinária de fevereiro de 2008 do Conselho Deliberativo da Associação de ex-Alunos do Instituto Benjamin Constant (IBC)

Aos 16 dias do mês de fevereiro de 2008 (dois mil e oito), às dez horas e vinte minutos, na sala 145 (cento e quarenta e cinco) do IBC,
sob a direção de Antônio Carlos Rodrigues Tôrres Hildebrandt, reuniu-se ordinariamente o Conselho Deliberativo da Associação dos ex-Alunos do IBC com o objetivo de apreciar a seguinte pauta:

  • leitura e discussão da ata da reunião de novembro de 2007
  • leitura e apreciação do relatório trimestral das atividades da Diretoria Executiva
  • leitura e votação do parecer do Conselho Fiscal
  • leitura do balancete referente ao trimestre anterior
  • registro do conteúdo literário do Contraponto
  • relacionamento da Associação com o Conselho Brasileiro para o Bem-estar dos Cegos
  • assuntos gerais

Conselheiros titulares presentes:
Antônio Carlos Rodrigues Tôrres Hildebrandt, Luís Carlos do Amaral Braga, Dulavim de Oliveira Lima Júnior; Ricardo de Azevedo Soares, Jansen Azevedo Lima, José Maria Bernardo, Antonio Amaral Mendes Sobrinho, Valdenito Pereira de Souza, Hercen Rodrigues Tôrres Hildebrandt, Márcio de Oliveira Lacerda.

Conselheiro suplente presente:
Joir Dias Coutinho.

Além dos conselheiros citados, esteve presente Baltazar Rodrigues da Silva (Primeiro tesoureiro da Associação).

Ao início da reunião, o tesoureiro Baltazar leu a ata da Reunião Ordinária de novembro de 2007, a qual foi aprovada.
Posteriormente foi lido, o relatorio das atividades da Diretoria Executiva no período de novembro de 2007 a janeiro de 2008.
A seguir foi lido o parecer do Conselho Fiscal recomendando a aprovação do balancete da Associação relativo ao trimestre de outubro a dezembro de 2007.
O parecer foi aprovado.
Foram feitas duas observações quanto ao texto do parecer: deveria especificar a abrangência do balancete e ser menos informal. O balancete também foi lido.

No item sobre o Contraponto, ficou decidido encaminhar à Diretoria Executiva a sugestão para que fosse avaliada a necessidade de registrar na Biblioteca Nacional o conteúdo literário do Contraponto.

No item: relacionamento da Associação com o Conselho Brasileiro, ficou decidido, após as intervenções do conselheiro Ricardo e do Presidente do Conselho, propor uma reunião informal entre as respectivas diretorias na tentativa de superar divergências na atuação das entidades.
Em assuntos gerais, O conselheiro Lacerda informou que nos dias 6 e 7 de março haveria uma manifestação em frente à Biblioteca Nacional com o objetivo de pressionar o GT do Livro Acessível.

O conselheiro Ricardo condenou a intenção da Diretoria Executiva de vender camisetas com dizeres alusivos à campanha do Livro Acessível.
Defendeu que elas fossem distribuídas gratuitamente. O tesoureiro Baltazar informou que a decisão de vender as camisetas pela metade do preço de custo foi tomada em reunião de Diretoria, onde se ponderou que elas, também, poderiam ter utilização particular.

O conselheiro Hercen anunciou que no dia 26 de fevereiro seria promovido um evento no Sindicato dos Servidores das Justiças Federais do Estado do Rio de Janeiro, visando estabelecer uma discussão acerca da política nacional de educação da Pessoa com Deficiência.
Além da Associação, participariam desta reunião o Conselho Brasileiro para o Bem-estar dos cegos e a Associação dos Docentes do IBC. Colocou, ainda, que a Associação deveria fixar uma data para a confraternização de fim de ano.
Propôs que fosse adotado o terceiro sábado de dezembro.

O conselheiro Valdenito confirmou que a marca Contraponto já havia sido registrada no INPI e que em março seria realizada a primeira rodada do campeonato de Dominó com distribuição de 100 reais aos vencedores.

O conselheiro Jansen comentou que entre os membros do CEPDE havia um completo desconhecimento a respeito do documento do MEC sobre A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
Não havendo mais nenhum assunto pautado, a Reunião encerrou-se às treze horas e trinta minutos.

Para constar, eu, Luís Carlos do Amaral Braga (secretário) lavrei a presente ata que, depois de lida e aprovada, será assinada por mim e pelo presidente.