Ata da Reunião Ordinária de novembro de 2008

Ata da Reunião Ordinária de novembro de 2008 do Conselho Deliberativo da Associação dos ex-Alunos do Instituto Benjamin Constant (IBC)

Aos 22 dias do mês de novembro de 2008 (dois mil e oito), às dez horas e quinze minutos, na sala 145 (cento e quarenta e cinco) do IBC, sob a presidência de Antônio Carlos Rodrigues Tôrres Hildebrandt, reuniu-se ordinariamente o Conselho Deliberativo da Associação dos ex-Alunos do IBC com o objetivo de apreciar a seguinte pauta:

  • leitura e discussão da ata da reunião de agosto de 2008
  • leitura e apreciação do relatório de atividades da Diretoria Executiva
  • discussão e leitura do balancete referente ao trimestre anterior
  • renúncia do presidente do Conselho Deliberativo
  • assuntos gerais

Conselheiros titulares presentes:
Antônio Carlos Rodrigues Tôrres Hildebrandt, Luís Carlos d o Amaral Braga, Ricardo de Azevedo Soares, Valdenito Pereira de Souza, Hercen Rodrigues Tôrres Hildebrandt, Márcio de Oliveira Lacerda, Antonio Amaral Mendes Sobrinho, Leniro Alves.

Conselheiro suplente presente:
Joir Dias Coutinho.

Ao início da reunião, o secretário leu a ata da Reunião Ordinária de agosto de 2008, a qual foi aprovada. A seguir o Presidente do Conselho leu o Relatório de Atividades executadas pela Diretoria Executiva no período de agosto a outubro de 2008, a respeito do qual o plenário fez as seguintes observações:

  • 1. Os conselheiros Leniro e Hercen colocaram que sempre que a Associação se fizer representar num evento a Diretoria Executiva deveria, enviar uma mensagem para a lista dos ex-Alunos relatando o fato.
  • 2. O conselheiro Leniro defendeu a inclusão do torneio de dominó no relatório.
  • 3. O presidente da reunião sugeriu excluir ou reformular a quarta atividade do relatório, uma vez que o encerramento da assembléia para a reforma do Estatuto, deveria ocorrer, apenas, em dezembro.

O presidente da reunião comunicou que não havia recebido o parecer do Conselho Fiscal acerca do balancete da Associação relativo ao trimestre julho/setembro. O plenário decidiu que o Conselho Deliberativo deveria cobrá-lo formalmente.
No item renúncia, o conselheiro Antônio Carlos explicou que estava renunciando à presidência do Conselho Deliberativo para se adequar ao novo Estatuto da Associação, em vias de ser promulgado, em virtude de já ocupar um cargo na diretoria do Conselho Brasileiro para o Bem-estar dos Cegos.
À seguir, por unanimidade, o conselheiro Hercen foi eleito para presidir o Conselho até maio de 2009.

Em assuntos gerais, o secretário deu conta de que havia fornecido as informaçõ es solicitadas pela conselheira Luzia e que a Tesouraria tinha reencaminhado ao Conselho Fiscal o balancete de abril/junho, de acordo com decisão da reunião de agosto de 2008.
O conselheiro Valdenito informou que tinha recebido duas cartas comunicando que o editor do CONTRAPONTO fora homenageado numa sessão extraordinária da assembléia legislativa da Paraíba. Acrescentou que a confusão se deveu a existência de algum homônim o do JORNAL ELETRÔNICO DA ASSOCIAÇÃO.
O conselheiro Ricardo reiterou a necessidade de uma reunião entre a Associação e o Conselho Brasileiro para o Bem-estar dos Cegos visando o estabelecimento de uma atuação conjunta. o secretário e o presidente d a reunião lembraram que este assunto já tinha sido ventilado na reunião de fevereiro de 2008.
Os conselheiros Valdenito e Hercen colocaram que a Associação deveria desenvolver uma política de atração de novos sócios enviando convites aos ex-alunos do IBC, chegando mesmo a oferecer isenção da mensalidade àqueles que percebam proventos abaixo de determinado valor. O presidente da reunião observou que somente com uma sede própria a Associação conseguiria atrair mais associados, na medida que seria possível oferecer mais cursos e outros eventos.
O conselheiro Valdenito informou que um professor cubano havia convidado a Associação para participar de um congresso em Havana sobre Direitos Humanos. O presidente da reunião informou que o CEPDE havia indicado delegados para a Conferência nacional que seria realizada de 1 a 4 de dezembro em Brasília.
O conselheiro Ricardo e o presidente da reunião lamentaram que na mesma época – de 2 a 5 de dezembro no hotel Oto Palace no Rio – o Instituto Muito Especial fosse promover um outro evento sobre a Pessoa com Deficiência.

Não havendo mais nenhum assunto pautado, a Reunião encerrou-se às doze horas e quarenta minutos. Para constar, eu, Luís Carlos do Amaral Braga (Secretário) lavrei a presente ata que, depois de lida e aprovada, será assinada por mim e pelo presidente.