Estudantes afirmam ter construído carro para cegos dirigirem

Estudantes de tecnologia da faculdade de Virgínia – EUA afirmam terem construído um carro que cegos podem dirigir.
O veículo semi-autônomo é equipado com sensores laser que fazem uma varredura do percurso a frente, um computador com software de voz entre outros equipamentos que ajudam motoristas deficientes visuais a dirigir como qualquer motorista.
O grupo de estudantes do “Blind Driver Challenge”, adaptou a tecnologia em um buggy. Sensores rastream o percurso à frente e envia constantemente sinais ao sistema. Os movimentos do volante também são monitorados pelo sistema, que utiliza avisos sonoros para instruir o motorista quando deverá começar a fazer a curva e, quando estiver na curva, instrui o quanto ele ainda precisa virar o volante para fazer a curva.
Um colete vibra, indicando ao motorista quando ele deve acelerar e quando deve freiar. Segundo o diretor dos laboratórios da Universidade de Robótica e Mecanismos da Virgínia Dennis Hong, a princípio eles estudaram desenvolver um acento que vibrasse, porém como o carro já possui uma vibração natural, isso poderia confundir o usuário, por isso optaram pelo colete.
Testes foram realizados por enquanto apenas em uma pista de testes especialmente preparada (ainda bem…). Ainda segundo Hong, eles não consideram apenas o veículo em si como uma grande descoberta, mas todo o potencial que esta tecnologia pode proporcionar para deficientes visuais em diversas aplicações também.
Fonte: http://www.vooz.com.br/noticias/estudantes-afirmam-ter-construido-carro-para-cegos-dirigirem-11447.html